Brasão dos Garcia

Brasão da Família Garcia

Características: Em campo de prata, três leopardos vermelhos, um sobre o outro, passantes armados e linguados em azul (ou preto que seria uma variante). 

TIMBRE: Um leopardo vermelho.

Principais significados:

Prata: inocência, candura e lisura. Planeta: Lua. Pedra: Pérola.

Vermelho: Valor, intrepidez, ânimo valoroso e espírito decidido; guerra. Planeta: Marte. Pedra: Rubi.

Azul: símbolo da realeza, majestade, formosura e seenidades. Planeta: Júpiter. Pedra: Safira

*Não tivemos oportunidade de pesquisar a família em Portugal, portanto desconhecemos a ligação que teria Diogo Garcia na linhagem do apelido Garcia, que recebeu Brasão de Ar-mas.

 

O sobrenome ibérico Garcia é de origem patronímica, vindo do nome próprio pré-romano Garcia, dessa forma não existe apenas uma família Garcia, mas várias e originárias de diversas regiões na Península Ibérica e com diferentes brasões. O nome Garcia não tem origem e significado certo, havendo uma série de palavras godas, germânicas e bascas da qual dizem vir o nome Garcia, dentre estas está a palavra Garsea ou Garzea que significa “garça”, ao qual muitas famílias acreditavam ser o sentido real do nome Garcia, prova disso é a figura da garça em vários brasões das famílias Garcia.

O rei de Pamplona García I Íñiguez teria fundado uma das famílias Garcia, este rei é famoso pela luta conta os mouros e por favorecer a passagem dos peregrinos a Santiago de Compostela, cidade onde estão as relíquias de Santiago, um dos santos mais venerados na Península Ibérica durante a Idade Média.

Ao lado o brasão, que geralmente e associado à família Garcia de Portugal, em prata com três leões vermelhos lampassados de azul, esse brasão pertence à família Garcia de Gondim, provavelmente originária da freguesia de Gondim em Portugal, ao lado um dos mais comuns dos brasões das famílias Garcia de Espanha.

 

Fonte: http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2011/03/brasao-da-familia-garcia.html